Laboratório de Estudos Geodinâmicos, Geocronológicos e Ambientais (LEGGA) da Universidade de Brasília é parte do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, tendo iniciado sua operação rotineira em 1997, inicialmente no sub-solo do Instituto Central de Ciências – ICC, e partir de 2006, em prédio próprio.
O laboratório foi criado inicialmente com recursos do PADCT/FINEP. Posteriomente também foram aportados recursos provenientes da PETROBRAS (Rede GEOCHRONOS) e da FINEP (CT-INFRA) para complementação e modernização de sua capacidade analítica, bem como para a construção de seu prédio.

Prédio do LEGGA – Universidade de Brasília

As idades radioisotópicas fornecem algumas das informações mais importantes para a montagem da história geológica da Terra. O Laboratório de Geocronologia da UnB está na vanguarda no campo da datação precisa de urânio-chumbo (U-Pb). É o berço dos métodos modernos de DI-TIMS (espectrometria de massa por ionização térmica por diluição isotópica). Somos especializados na obtenção de idades (TIMS e ICP) com a mais alta precisão e exatidão. Nossos cientistas têm anos de experiência na solução de problemas geológicos e no desenvolvimento de métodos analíticos. Convidamos projetos de pesquisa colaborativa com universidades, governos internacionais e indústria.